PESQUISA

 

CITTÁ

 

O Módulo de Construção e Simulação Urbana tem como objetivo criar um ambiente cooperativo e construtivo para a simulação de cidades tridimensionais através de uma interface computacional gráfica para uma aplicação multi-usuário. Num primeiro instante, foram desenvolvidos algoritmos que utilizavam a tecnologia RMI[1] para verificar as funcionalidades de uma plataforma de objetos gráficos distribuídos, garantindo que um objeto ativo em uma máquina virtual possa interagir com objetos de outras máquinas virtuais, independentemente da localização física dessas máquinas virtuais.

Atualmente, estão sendo desenvolvidos, em rotinas isoladas, algoritmos para funções de inserção de objetos como prédios, ruas, etc. sobre um relevo (Fig. 10 e 11). E, discutindo-se a melhor interface gráfica a ser disponibilizada às crianças da faixa etária entre 7 e 10 anos.

Uma vez que o projeto deve obedecer à filosofia de software livre e não deva ficar preso a um sistema operacional específico, está se utilizando a tecnologia JAVATM, tendo em vista o caráter multiplataforma desta linguagem.

Para a implementação gráfica da cidade em 3D pensou-se inicialmente numa biblioteca de adaptação das rotinas OpenGLTM para o ambiente de programação JAVATM, chamada GL4JAVATM; porém, como se mostrou inconstante, optou-se, finalmente, por usar a API JAVA3DTM.

 

Módulo de inserção de objetos


Notas:

[1] Remote Method Invocation

 

Volta para Página Inicial

Volta para Pesquisa