EXTENSÃO

 

3)    O terceiro tempo e’ então o tempo das atividades de Extensão, que prevê o suporte teórico-metodológico às professoras de Ensino Fundamental envolvidas no projeto, em consonância com a idéia de formação continuada, em serviço. A equipe de pesquisadores e bolsistas do projeto não trabalha diretamente com as crianças em sala de aula, a não ser pela comunicação no ambiente virtual, quando então acompanham as professoras no suporte à interação. O grupo (professoras e sempre pelo menos um membro da equipe do projeto) se reúne semanalmente para realizar estudos de caráter teórico-metodológico, a partir do que, analisam e avaliam conjuntamente os próprios relatos sobre suas atividades em sala de aula e as relações professor-aluno; concomitantemente aprendem a utilizar as ferramentas disponibilizadas também às crianças - o objetivo é que as professoras possam cooperativamente propor e amparar mudanças e inovações na dinâmica das práticas pedagógicas, de modo que, em sala de aula, invistam na disponibilização de múltiplas tecnologias e de sua exploração inventiva por parte das crianças, colocando a grade curricular a serviço da metodologia ativa com eixo sobre a aprendizagem. Neste escopo, as tecnologias do virtual e o próprio editor de simulação serão apenas parte do conjunto de opções a serem colocadas à disposição de uma metodologia ativa e criativa de aprendizagem na sala de aula. 

 

Formação Continuada de Professores

Metodologia

.

Volta para Página Inicial