PESQUISA

 

MAGA VITTA (Regulador da Cidade)

 

O módulo Regulador da Cidade tem por finalidade registrar todas as ações tomadas pelas crianças durante a construção da cidade e para tanto se pensa utilizar o paradigma de agentes construído a partir de técnicas de Inteligência Artificial.

O projeto incorporará um agente animado conhecido por Maga Vitta que não intervirá na construção da cidade executada pelas crianças mas estará sempre atento para indagar, aconselhar, informar e provocar reflexões sobre os processos de construção da cidade.

A Maga Vitta é um agente que possui como padrão interno estar eternamente preocupada com a Ecologia e ao memorizar as ações contra o equilíbrio ecológico advertirá sobre possíveis tragédias ambientais.

O agente Maga Vitta, a ser incluído no componente gráfico, deverá ser desenvolvido na linguagem JAVATM levando-se em conta as potencialidades de agentes autônomos inteligentes. Pensa-se utilizar a plataforma FIPA[10] para dar suporte ao ambiente de execução e porque oferece os seguintes recursos:

 

(a)     Comunicação, para a troca de informações entre agentes (caso, no futuro outros agentes sejam incorporados) e/ou com os participantes-usuários;

(b)     Execução, para o funcionamento dos agentes;

(c)     Segurança, para criar níveis de permissão com a finalidade de proteger o sistema, manter a privacidade do participante-usuário, etc.

(d)     Tolerância a falhas, para garantir a performance do sistema em caso de ocorrência de falhas; e,

(e)     Migração, para aqueles agentes que necessitam se locomover em ambientes diferentes.

Volta para Página Inicial

Volta para Pesquisa