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MAPPA

 

O trabalho consiste em um editor de relevos com o objetivo de ser uma ferramenta de modelagem computacional aplicada a terrenos naturais, onde serão inclusos os demais elementos componentes de cidades, bem como as regras aí envolvidas. A idéia fundamental, então, consiste na construção de relevos enquanto base para a construção de cidades virtuais, estas sendo suportadas por teorias/práticas pedagógicas de aprendizagem, incentivando crianças a criar/organizar cooperativamente conceitos, mediante atividades de pesquisa e simulação, orientadas por seus respectivos professores.

 

O protótipo [LAS 2002] desenvolvido em linguagem VRMLTM (acrescida de funções Javascript) para a modelagem e visualização do terreno tridimensional é um software voltado ao planejamento livre de um mundo virtual servindo como ferramenta  que visa, entre outras, propagar a consciência ecológica através das discussões e decisões tomadas em práticas pedagógicas. A escolha destas ferramentas de construção de aplicações é baseada em suas características de portabilidade, sua interação com a tecnologia de redes e sua gratuidade.

 

A implementação do protótipo está baseada na construção de uma interface voltada ao mundo infantil na qual a criança possa interagir facilmente com o objeto de estudo da aplicação que, no caso, é o relevo. Com a utilização do nodo Elevation Grid da VRMLTM, foi construída uma matriz quadrada, onde foram implementadas funções que reconhecem a localização do mouse quando intercepta os pontos da matriz. Com isso a criança pode modelar as alturas do relevo através de cliques no mouse, selecionando o sentido da deformação que ela pretende causar no terreno (aclive ou declive).

 

 

 

A simbiose do MAPPA com o projeto CIVITAS é de suma importância, pois norteia a aplicação de técnicas de modelagem de terrenos para a consolidação de um ambiente virtual, interativo e cooperativo de aprendizagem que prima pelo desenvolvimento do raciocínio, do senso crítico e da cidadania nas crianças da faixa etária de 7 a 10 anos. Sua principal característica é ser opensource, desempenhando um papel importante no campo educacional.

 

Outro ponto importante do ambiente é sua característica lúdica e para tanto existe a preocupação de uma interação atrativa e confortável ao universo infantil, contribuindo para que as crianças repensem paradigmas tanto de administração urbana ou familiar, arquitetura e urbanismo, ecologia, pedagogia, etc.  A figura Fig.7 ilustra um terreno gerado com o MAPPA e sua interface.

 

Relevo criado através do MAPPA

 
Para disponibilizar a ferramenta, que está sendo distribuída nos termos da licença GPL, foi construído o site MAPPA (url: http://www.civitas.lelic.ufrgs.br/mappa/) conforme ilustrado na figura abaixo.

 

 

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