PESQUISA

 

1)    Primeiro tempo, o tempo da Pesquisa voltada à programação, e comportando dois momentos:

 

a.      O da modelização de um editor para simulação, em que pesquisadores e bolsistas estão programando módulos para compor um sistema – frame – que permita que grupos de participantes (crianças) construam juntos uma cidade virtual, desde a conformação do terreno, a definição de áreas urbanas e rurais, até o planejamento e a urbanização de uma área, a construção de moradias e outros prédios. O projeto está sendo concebido segundo uma ótica sistêmica complexa e deverá incorporar apenas regras que digam respeito às leis de preservação ambiental e à constituição de uma ecologia de convivência relacional homem-sociedade-natureza-ambiente-urbano; uma ecologia de cuidado com a vida, implicando questionamento e posicionamento est(ético). Esta programação, enquanto são elaboradas as interfaces de interação, sofre os efeitos das concepções das crianças de Ensino Fundamental, recolhidas através da discussão com as mesmas sobre como imaginam a vida na cidade. Mas reciprocamente, as professoras também já estão modificando a sua prática docente, com vistas a futuramente incorporarem o editor para simulação na dinâmica de sala de aula. 

 

 

b.     O outro momento da programação é de uma biblioteca virtual (X-Teca), em que pesquisadores e bolsistas, a partir das investigações sobre quais demandas as crianças do Ensino Fundamental têm (e terão) para suas incursões no mundo das cidades, estão construindo interfaces lúdicas de acesso à biblioteca, incitando à exploração do material didático em forma de texto ou multimídia e de links para sites educacionais interessantes a essa faixa etária. Também as produções das crianças e de suas professoras serão (e já estão sendo) armazenadas nesta biblioteca, com o cuidado devido à preservação das respectivas autorias, ficando disponível para consultas na web por todos os interessados. Esta proposta prevê ainda um ambiente de introdução à língua inglesa para crianças - a ser apresentada como proposta de doutorado pelo pesquisador Rafael Vetromille -, tendo em vista possibilitar a sua navegação por sites educacionais em inglês. O projeto da biblioteca nasceu como complementação ao projeto CIVITAS, quando a equipe verificou in loco uma certa condição de precariedade das bibliotecas escolares.  

 

 

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