PESQUISA

 

 

Biblioteca Virtual  X-Teca

 

A Biblioteca Virtual surgiu como demanda quando da primeira visita realizada a Venâncio Aires, por ocasião da implementação do projeto CIVITAS. Observou-se o estado de carência dos acervos das bibliotecas escolares locais, bem como as dificuldades dos professores em compilar material pedagógico para seus alunos, na dimensão investigativa proposta pelo projeto.

 Nessa perspectiva, a biblioteca está sendo estruturada de forma que o usuário (a) acesse, através da navegação por interfaces gráficas dinâmicas, a uma seleção de páginas da Internet sobre os mais diferentes assuntos, direta ou indiretamente envolvidos com os conteúdos escolares,  e (b) alimente o banco de dados da biblioteca caso descubra uma página interessante a ser anexada à ela.

O principal objetivo da Biblioteca Virtual é criar condições para a discussão de questões, referentes à ética, à política e à construção de conhecimento científico válido, por meio de um ambiente dinâmico e de conteúdos nele dispostos para uso dos escolares. Mais especificamente, a biblioteca objetiva oferecer, através dos diferentes ambientes da biblioteca, apoio a pesquisa escolar de crianças de séries niciais, inicialmente integradas ao Projeto CIVITAS.

 A biblioteca é dividida em três ambientes (ou módulos), a saber:

  1. Banco de dados: contém os registros das páginas. Cada registro armazena dados sobre a url, assunto, faixa etária a que o site em questão se dirige, tecnologias utilizadas no site, idioma, etc. Está sendo utilizado o MySQLTM para a implementação;

  2. Buscador: implementado em PHPTM, onde é possível fazer buscas por palavra-chave no banco de dados da biblioteca;

  3. Interfaces dinâmicas: implementadas em DHTML[1], SVG[2] e VRMLTM, cujo objetivo é configurar-se como um ambiente exploratório, onde a criança sinta-se convidada a explorar os registros da biblioteca de forma lúdica e não-dirigida (Fig. 6) (Atualmente, estuda-se a criação de grupos de trabalho para a produção de páginas sobre conteúdos específicos, junto a algumas turmas de graduação.)

 

Estão sendo realizadas busca de materiais pela WEB para fazerem parte da biblioteca. Todo material é analisado por pedagogos antes de ser disponibilizado na biblioteca. Já foram selecionados cerca de trezentos sites abrangendo os diferentes assuntos e catalogados 38 deles para uso dos escolares.

 

 

 Interfaces dinâmicas da Biblioteca Virtual CIVITAS

 


Notas:

[1] Dynamic HTML. É a combinação de HTML com JavaScript e CSS, permitindo a construção de páginas dinâmicas e com maior grau de interatividade e animação.

[2] Scalable Vector Graphics. Linguagem derivada de XML, utilizada para a descrição de gráficos vetoriais. Produz resultados semelhantes ao Macromedia Flash, com a vantagem de ser não-proprietária, pois é desenvolvida pelo W3 Consortium.

 

Volta para Página Inicial

Volta para Pesquisa